quinta-feira, 27 de novembro de 2014

CRÍTICA AO CURTA “HOJE EU NÃO QUERO VOLTAR SOZINHO”

Cartaz do filme
Hoje Eu não Quero Voltar Sozinho é um curta brasileiro (17min.) lançado no dia 10 de abril de 2014, dirigido por Daniel Ribeiro e estrelando os jovens atores Ghilherme Lobo, Fabio Audi, Tess Amorim entre outros, tem como gênero o drama e o romance e classificação indicativa de 12 anos.

O curta é uma pequena parte de uma história realmente delicada e sutil. O enredo traz a história de Leonardo (Ghilherme Lobo) um jovem cego de nascença que enfrenta problemas na escola por isso, seu sofrimento só não é maior porque conta com a ajuda de sua melhor amiga Giovana (Tess Amorim), que o auxilia em todas as suas limitações por não enxergar.
Guilherme Lobo, Tess Amorim e Fabio Audi

No período da adolescência a identificação com outros adolescentes é muito importante para formação do caráter social do ser. Isso se expressa através de ligações amigáveis fortíssimas que muitas vezes são confundidas com amor, daí que vem o termo “amizade-colorida”.

Leonardo hostilizado pelos colegas 
Um belo dia chega à escola, mais precisamente na sala de Leonardo e Giovana um novo aluno chamado Gabriel (Fabio Audi), que também tem que suportar as brincadeiras de mau gosto dos novos colegas, por sorte, Giovana simpatiza com ele e o chama para acompanha-los e eles formam um trio.

É interessante observar essas cenas por mais sutis que sejam, mas com um grande significado por traz, sendo protagonizadas por atores tão jovens. O filme mostra um período certíssimo onde à descoberta do corpo e da sexualidade se aflora, só que o cinema atual não está acostumado a tal demonstração, e muito menos o público contra a homossexualidade.

As idas e vindas da escola para casa proporcionaram a Gabriel e Leonardo, grandes oportunidade de se conhecerem mais. Até que um dia o professor de história propõe um trabalho que deveria ser feito por duplas unissex, e os dois combinam de fazer o trabalho na casa de Leonardo. Gabriel vai até a casa de Leonardo para fazer o trabalho, como estava muito calor ele tira sua blusa de moletom e pede para ir ao banheiro escovar os dentes, que, na verdade, era uma estratégia para conseguir pistas se o amor que ele tinha por Leonardo era ou não correspondido, o que se provou quando Gabriel viu que Leonardo cheirou sua blusa que estava em cima da mesa.

No dia seguinte na escola, Leonardo confessa para Giovana que estava apaixonado por Gabriel, aí temos um momento que nos deixa uma dúvida se Giovana tinha ciúmes do Leonardo do Gabriel ou dos dois. Giovana surpresa pela notícia e pela descoberta de que Leonardo era gay, arranja uma desculpa para sair, com a promessa de passar na casa dele mais tarde, e, nesse dia, Leonardo vai sozinho para casa, pois, Gabriel tinha dentista depois da aula.

Quando Leonardo esta sozinho em casa, Gabriel chega sem se anunciar, e ele pensando que era Giovana dispara a falar sobre o assunto que discutiu com ela na escola, dizendo que estava apaixonado por Gabriel, que nesse momento ficou quieto e não disse uma palavra, apenas o beijou e saiu.

Inesperado, não somente pelo beijo, mais pelo mistério proporcionado por ele, pois só depois Leonardo descobre que quem o beijou foi Gabriel e não Giovana.

O filme é mais que recomendo para quem gosta deste tipo de história. Mas, a maior lição que podemos aprender é que se pode existir amizades que ultrapassem os limites, que amor não escolhe sexos e sim algo que complete você de dentro para fora, além das outras lições secundárias, mas não menos importantes da tolerância e do respeito à diversidade física e sexual.

O Curta

Filme completo

Nenhum comentário:

Postar um comentário