sexta-feira, 14 de novembro de 2014

CRÍTICA AO ESTATUTO DA FAMÍLIA

Essa semana estava vendo alguns posts no facebook e me deparei com uma publicação com o link do PL do “Estatuto da Família” do deputado Anderson Ferreira PR/PE com o comentário “vamos votar na família gente”. Acredito que a pessoa que fez a publicação não leu o projeto, pois é a única condição pra se votar a favor.

Para começar gostaria de lembrar o significado da palavra família que é um grupo de pessoas que, possuindo relação de parentesco, habitam o mesmo lugar. Grupo de pessoas que possuem a mesma ancestralidade (antepassados); linhagem.  Pessoas cujas relações foram estabelecidas pelo casamento, por filiação ou pelo processo de adoção.

Estou realmente curioso para saber quais são as bases do nobre deputado Anderson Ferreira PR/PE para dizer que a família tem que ser formada apenas e tão somente por um homem e uma mulher. Se for embasado, por exemplo, na Bíblia ressalto que nem todos no estado laico do Brasil seguem os preceitos contidos nesta “literatura”, desenvolver políticas públicas baseadas nisso é empurrar goela a baixo, valores pessoais do ser individual para o ser coletivo, isso é ditadura. Se basear-se, por exemplo, na constituição quero ressaltar que a sociedade é construída por indivíduos orgânicos, ou seja, é passível de mudanças, adaptações e transformações, já a lei é inorgânica escrita em uma folha de papel inorgânico, não muda, para adaptar-se depende dos debates dos políticos e para transformar-se demora muito tempo.

Nesse processo as minorias são atropeladas por preceitos sociais que a muito tempo mudaram, mas não tiveram amparo mútuo da lei, justamente pela lentidão no processo de mudança de veículos inorgânicos.

Confesso que li o projeto de lei, assim como leio vários outros, mas senti uma pontinha de preconceito e segregação em seus dizeres. Dizer que os direitos como saúde, alimentação, educação, cultura, esporte, lazer, trabalho, cidadania, e pra piorar a convivência comunitária, serão assegurados apenas as “entidades familiares” que se enquadrem nas prerrogativas do projeto. O que é isso? Quer dizer que as outras formas de família serão privadas dos direitos básicos acima citados, pensei que a lei fosse igual para todos.

A parte que mais me da arrepios é a negação da convivência comunitária, o que vão querer fazer? Prisões especiais para famílias “anormais” e criar uma Gestapo Brasileia pra perseguir e prender as mesmas, o nazismo já acabou assim como a inquisição.

O mundo é diverso, as pessoas são diferentes, querer negar isso não significa que elas não existam. Promover a convivência pacifica entre indivíduos que tem a mesma visão é fácil. Querer imputar isso nas crianças com sua política de “Educação para família” chega a ser um crime, querer dizer aos pequenos como famílias devem ser formadas é o fim da picada, e se nas famílias deles não tiver um pai apenas a mãe e vise-versa e se forem criados pelos avós, os direitos também vão ser negados?  Creio que não levaram em conta o significado de sociedade, que é a união de indivíduos diferentes e independentes que lutam em favor do bem coletivo.

Mais do que isso, o projeto é uma crítica velada ao comportamento homossexual, uma tentativa de autoafirmação da heterossexualidade.

Infelizmente se esse projeto for aprovado tenho que dar os parabéns ao deputado, pois acaba de ser inaugurar a escola do preconceito e da intolerância com o diverso.

Estremeço-me mais uma vez ao ler o parágrafo I do artigo 15, o que quer dizer com atribuições dos conselhos da família mais especificamente em relatar fatos que constitua infração administrativa ou penal contra os direitos da família? Promoção de uma guerra civil legal com a criação conselhos inquisitivos. Eu não quero viver num país assim.

Vivemos numa democracia precisamos de opiniões e visões diferentes e para isso precisamos de pessoas diferentes. O que estão fazendo ou tentando fazer é um massacre com amparo legal, acho que já vimos esse filme. Se você não apoia famílias assim, não tenha uma assim, mas deixem as outras livres para escolherem quais quiserem e que possam ter os mesmos direitos.

segunda-feira, 10 de novembro de 2014

OBSCURANTISMO II

Bom Dia‬! Continuando o artigo que comecei a escrever no sábado sobre o obscurantismo, quero falar hoje sobre as desvantagens e efeitos adversos.
O obscurantismo pode ser comparado a uma relação interespecífica desarmônica entre a instituição (+) e o individuo (-) chamada de amensalismo ou antibiose que consiste em, a instituições prega uma ideia que inibe o desenvolvimento do individuo.
Quando você vive dentro de uma “matrix” onde suas vontades seus desejos e suas ideias são controlados ou regidos por um estatuto, o seu direito de livre pensamento é inibido, como consequência a riqueza democrática das diferentes opiniões é desvalorizada impedindo assim resoluções criativas e ideias novas. Tudo isso engendra indivíduos dependentes, que para formar sua opinião levam em conta preceitos da “matrix”, que por sua vez são preceitos que atropelam as minorias.
O engessamento dos ideais cria também cidadãos acéfalos e despreparados para as questões que não são apregoadas dentro da “matrix”. É engraçado que uma vez li uma frase não sei de quem era, mas dizia assim “A religião com o dogma que mais se aproxima da verdade, é a que possui o maior número de adeptos ignorantes” não por ser realmente a verdade, mas, porque seus adeptos assim creem e querem impor isso a todos na sociedade por meio de políticas públicas. Parece que nessa história toda as vantagens são apenas da “matrix” que tem em suas mãos o controle, contudo consigo ainda enxergar uma vantagem para os “alienados” John Lennon disse uma vez “A ignorância é uma espécie de bênção. Se você não sabe, não existe dor”.
Uma vez estava assistindo uma entrevista com o antropólogo Pedro Bertolino em que ele falava sobre sexualidade, que ainda é um tabu um fantasma na sociedade mesmo com tanto acesso a informação que temos hoje, ele dizia que o fato de você não falar de sexualidade e a iniciação da vida sexual depois do casamento entregava no colo dos cônjuges a dura realidade de encararem uma coisa sozinhos que eles nunca conheceram. Isso é um dos controles da “matrix”.
Mas ao tomar a pílula vermelha “conhecerá a verdade que está por detrás do mundo que julga ser real”. A rebelião contra o obscurantismo pode ser direta, com discussões, violência, guerra e morte, ou indireta com protestos inteligentes, discursos, debates, às vezes criação de marcas revolucionárias e autodestruição.
Para concluir, há pessoas que vão viver até o fim dentro da “matrix”, esse não é o problema, o problema é querer torná-la verdade única e absoluta de todas as coisas e aplicar a tudo e a todos como se todos tivessem a mesma visão ou se a convivência dos valores não pudesse ser pacífica.
A “matrix” usa de um modelo político teocêntrico, monárquico absolutista e ditador zelando pouco pelos direitos humanos e usando todos os meios necessários para silenciar os adversários. E as pessoas apoiam. Fazer o que.

OBSCURANTISMO I

Hoje quero dissertar sobre um tema que é pouco abordado principalmente pelas instituições que o usam, o obscurantismo (obscurans, "escurecimento") que é a prática de deliberadamente impedir os fatos ou os detalhes de algum assunto se tornem conhecidos.
Usando do exemplo mais clássico que se encontra sobre o tema resumirei o que foi o obscurantismo promovido pela Igreja Católica entre os séculos V e XV.
A Igreja Católica exerceu forte controle sobre a produção científica e cultural. Essa ligação da cultura medieval com o catolicismo faz com que os temas religiosos predominem nas artes plásticas, literatura, música e teatro. Em todas as áreas, muitas obras são anônimas ou coletivas. Mais do que isso as bíblias da época eram todas em latim, língua que apenas os clérigos sabiam, justamente para a livre interpretação das escrituras não fosse acessível ao povo.
Hoje em dia, formas de obscurantismo dentro da Igreja Católica ainda existem, podemos citar como exemplo, o pouco estimulo a leitura da bíblia e de estudos dos membros e a manipulação de matérias nas áreas das ciências da natureza nas universidades católicas, sem citar aqui a obscuridade deliberada.
Para resumir a história, o resulto de autoritarismo mais obscurantismo é igual à Inquisição Católica durante os séculos XII e XIII para preservar a disciplina eclesiástica internamente. Todo e qualquer que se "desviasse" do que o catolicismo pregava foram queimados vivos em lugares públicos para que servissem de exemplo.
Prova de que estavam errados vem a partir do pedido de perdão do Papa João Paulo II. Ele se desculpou pelos “erros cometidos a serviço da verdade por meio do uso de métodos que não têm relação com a palavra do Senhor”.
Em nenhum momento quero criticar os dogmas e preceitos da Igreja Católica, apenas os meios empregados para fazer descer goela abaixo ideias do coletivo da igreja.
O que me preocupa hoje é a adequação desses “métodos” por correntes do cristianismo protestante que não admitem, mas sim, usam da obscuridade e do obscurantismo para manter o controle do pensamento e da livre expressão do mesmo. Também não sou contra dogmas das igrejas protestantes, acredito sim que os valores que a igreja prega é de fato um melhoramento moral da sociedade.
A igreja não erra em doutrinar seus fies seguindo seu livro sagrado, ela erra ao apresentar somente um lado da história, isso é obscurantismo. Toda história tem dois lados, quando você apresenta apenas um que geralmente é o que você considera certo e condena o outro lado, você está ferindo o direto democrático do ouvinte, que ao ouvir apenas o seu lado, é óbvio vai seguir ele, afinal é o único que ele sabe.
Não há espaço para o debate na igreja em que os pontos de vista podem ser confrontados de uma maneira racional. Fiquei realmente perplexo quando uma vez uma pessoa me disse que se você ensina num ambiente religioso, você tem que falar apenas de teologia, e dizer que o certo é o que diz a bíblia, você não pode expor outras ideias e deixar que as opiniões individuais se formem sem influências, apesar do ambiente “igreja” já ser uma influência.

O PENSAMENTO NAZISTA HOJE

O que dizer desse senhor, sem palavras por tamanha façanha em um momento, me permita dizer, mais sombrio da história, o holocausto holos(todo) e kaustro(queimado), uma ação sistemática de extermínio dos judeus, em todas as regiões da Europa dominadas pelos alemães, nos campos de concentração, empreendida pelo regime nazista de Adolf Hitler, durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

Sir Nicholas Winton (Hampstead,19 de maio de 1909) com extrema força de vontade e espírito humanitário conseguiu salvar da morte 669 crianças antes do início da Segunda Guerra Mundial, um símbolo vivo do que é o humanismo. Sua condecoração um tanto tardia é mais que merecida.

Eu realmente não gosto de escrever sobre essa história, é muito triste, porém no cenário atual onde ideologias nazistas estão disfarçadas no meio da sociedade, e as pessoas não percebem, isso se faz necessário.

O ponto fundamental do nazismo é o racismo/preconceito, segundo essa ideologia, os alemães pertenciam a uma raça superior, a ariana, que sem se misturar a outras raças, deveria comandar o mundo. Os judeus eram considerados seus principais inimigos.

Principal não significa que eram os únicos, os nazistas também perseguiam (oponentes políticos daquela ideologia, autores e artistas cujas obras eram consideradas subversivas, os ciganos por razões raciais, os poloneses e outros povos eslavos eram considerados inferiores e os condenavam à submissão, ao trabalho forçado e, consequentemente, à aniquilação, pessoas com "traços asiáticos", líderes das igrejas cristãs que se opunham a eles, e, também milhares de Testemunhas de Jeová que se recusavam a saudar Adolf Hitler ou a servir no exército alemão, os homossexuais, cujo comportamento era considerado "um obstáculo para a preservação da nação germânica", bem como milhares de outros indivíduos acusados de comportamentos criminosos ou "antissociais".

Hoje em dia a negação de direitos das minorias pode ser sim, considerado um tipo de nazismo, pois o pessoal que se considera “normal” os puritanos e fundamentalistas que remontam a sociedade hipócrita que temos hoje não querem, ou não é isso que a política de direita e a bancada evangélica fazem? Mais especificamente o caráter nazista reflete-se hoje sobre os homossexuais – afinal homofobia não é crime, qualquer um pode ir lá e quebrar uma lâmpada na cabeça de um – já os negros conseguiram um upgrade – racismo é crime, o antissemitismo caracterizado como xenofobia também.

Heteronormatividade, termo usado para descrever situações nas quais orientações sexuais diferentes da heterossexual são marginalizadas, ignoradas ou perseguidas por práticas sociais, crenças ou políticas. Heterossexismo é a atitude de preconceito, discriminação, negação, estigmatização ou ódio contra toda sexualidade não heterossexual, a suposição de que as pessoas são todas heterossexuais ou de que o heterossexualidade é superior e mais desejável do que as demais orientações sexuais.

Pensar assim caros fundamentalistas, puritanos e políticos de direita pode gerar mais uma guerra, onde, a corda vai arrebentar mais uma vez para o lado mais fraco. Para terminar, pois já falei demais como sempre, os dois ideias citados acima não são ideais neonazistas?

TRABALHO

‎É realmente ‪‎preocupante saber que hoje em dia as pessoas que vivem em um ambiente de ‪‎ignorância entendem que ser ‪cordato e usar o ‪‎intelecto são sinais de ‪‎superioridade ou de ser ‪‎chato.

Grande parte desse problema começa com a ‪facilidade no acesso a informação que, ao mesmo tempo é uma benção e uma maldição dependendo da forma que se usa. A era do “CtrlC/CtrlV” tornou a disputa com os ‪‎livros desigual e esse rápido acesso não nos permite uma leitura aprofundada do texto a ponto de conseguirmos ‪interpretarmos suas palavras e guarda-las para usos futuros.

Outro ponto preocupante é o estimo dos ‪‎pais a políticas ‎microeconômicas das “‪‎futuras gerações” que visam trabalhos manuais que gerem muito ‪‎lucro em pouco tempo e que não exijam muito do ‪‎cérebro, com isso as crianças acabam por escolher profissões e cursos que muitas vezes não as agrada e o índice de defasagem universitária aumenta. Quero deixar claro que todos os trabalhos são importantes, a ‪‎crítica é quanto aos estímulos a buscar dinheiro, dinheiro e mais dinheiro, onde fica a realização profissional individual de cada um?

Fiquei realmente ‪‎triste quando uma vez perguntei a uma jovem se ela faria um curso de ‪‎inglês, coisa que é básica hoje, e ela disse que não, pois o curso que ela queria fazer dava mais ‪dinheiro.

Esse comportamento revela que atualmente não é mais o ‪‎trabalho que faz o dinheiro e sim o caminho inverso. Contudo se você escolhe uma profissão ou curso que você ama fazer e você se dedica 100% naquilo o “‪muito dinheiro” será o seu prêmio, ou mesmo o “‪‎pouco dinheiro” não será problema, pois você realmente ama o que faz. Assim sendo, a cultura da ignorância aumenta, proporcionando a seus adeptos a sensação de ‪‎estranheza ao ver um alienígena cortado e intelectualizado.

Pra resumir a história, ‪‎leiam mais livros, os livros não mudam a literatura virtual é passível de alteração, além de ler interpretar é o mais importante só que esse exercício só será completo quando você ‪aplicar o que leu e ‪guardar isso para a vida toda, isso é basicamente e simplesmente ‪estudar.

Prezem trabalhos que usem o intelecto como principal ferramenta, pois esse tipo de trabalho é mais ‪flexível e nem sempre você terá força física disponível para o trabalho. Se o uso do intelecto ou ser cordato o torna um chato continue assim, é melhor ser um chato inteligente do que um ‪‎burro agradável. O mais importante não pense só no dinheiro, o dinheiro é a consequência do trabalho não deve ser o estimulo do mesmo.


“No mundo existem dois tipos de pessoas, as que economizam pensando que vão viver eternamente e as que gastam vivendo como se fossem morrer amanhã”.

O INOCENTE, O EXPLORADOR E O SÁBIO

O Inocente
Lema: "Somos ‎livres para sermos nós ‪mesmos"
Maior desejo: ‪‎viver no paraíso e ‪ser feliz
Maior medo: fazer alguma coisa ‎errada e ser ‪punido
Estratégia: fazer as coisas da maneira ‪correta
Dons: ‪‎fé e ‪‎otimismo

Para atingir este público você deve utilizar o apelo aos conceitos de ‎bondade, ‪‎simplicidade e ‪‎pureza. O inocente vive busca adequar seu estilo de vida a um modo mais ‪natural e ‎simples, de modo que possa exercer a sua ‪‎plenitude e ‪vivenciar o paraíso. Ele quer ser livre para ser ele mesmo, sem as convenções da ‪‎sociedade e nem ‪rótulos, ele tem muita ‪disposição e a ‪‎esperança de retornar à sua vida quase ‪infantil, ‪‎pura, sem as preocupações da vida moderna.

Exemplos de produtos do inocente: linha de shampoo Johnson's, Produtos de limpeza Veja (quase todos tem a promessa de uma vida limpa, sem germes para uma família saudável)


Filmes do inocente: Forest Gump, Beleza Americana, Titanic.

O Explorador
Lema: "Não levante ‪‎cercas à minha volta"
Maior desejo: ‪‎liberdade para viver sua descoberta, mundo afora
Maior medo: ficar ‪‎preso a uma situação ou se acomodar
Estratégia: ‪‎viajar, ‪‎buscar coisas novas e ‪‎fugir do tédio e da rotina
Dons: ‪‎autonomia, ‪ambição

O Explorador é um perfil ‪‎inquieto e que busca produtos que auxiliem na sua jornada, ou seja, para ele só é ‪‎útil aquilo que vai torná-lo ‪‎livre, ‪independente e que não sejam produtos de rotina.

É muito associado à geração ‪‎Y, que vive em constante ‪‎movimento e não tolera as ‪regras e amarras da vida moderna, estas pessoas buscam a sua ‪‎individualidade pelo mundo e não deixam que a rotina tome conta. Todas as ‪marcas que oferecem o apelo da ‪aventura, da ‪‎jornada e da ‪‎quebra de regras são admiradas pelo explorador.

Exemplos de marcas do explorador: Jeans Wrangler, Levis, ‪‎McDonalds, ‪‎Starbucks

Filmes do explorador: Easy Rider, Mad Max, Selvagem da Motocicleta, Clube da Luta

O Sábio
Lema: "‪‎A verdade libertará você"
Maior desejo: alcançar a ‪felicidade através do ‪‎conhecimento e da verdade
Maior medo: ser ‪enganado, ‪iludido ou ser ‪‎ignorante
Estratégia: buscar o ‪autoconhecimento e desenvolver ‪‎habilidades
Dons: ‪‎inteligência e ‪‎confiança

Buscar a verdade suprema que vai libertá-lo e viver plenamente é o objetivo do Sábio. Através do conhecimento de processos e dos fluxos de informação ele deseja ‪‎controlar, ‪‎mensurar, ‪avaliar e ‪‎validar. É o arquétipo ‪especialista, porém ‪metódico e ‪detalhista. Ele se identifica com ‪‎marcas/‪‎produtos que instiguem sua ‪‎criatividade, ‪‎aptidões intelectuais e tudo o que o faça ‪pensar e ‪‎raciocinar.

Exemplos de marcas do Sábio: livros técnicos de qualquer natureza, filmes de arte, Discovery Channel


Exemplos de filmes do sábio: tramas elaboradas como Efeito Borboleta e filmes de investigação como 007.

O CRIADOR, O PRESTATIVO E O GOVERNANTE

O Criador 
Lema: "Se pode ser ‪‎imaginado, poderá ser ‪criado"
Maior desejo: ‪‎criar algo de valor duradouro
Maior medo: ter ‪‎ideias medíocres ou ser ‪medíocre na execução
Estratégia: desenvolver ‪controle e ‪‎aptidão na área artística
Dons: ‎criatividade e ‪imaginação

Quando o ‪‎arquétipo do Criador está ativo nos indivíduos, estes se sentem compelidos a criar ou ‪inovar – caso contrário, sufocam.

Nos dias de hoje, em muitas ocasiões, as situações cotidianas fogem do controle dos indivíduos, que canalizam na criatividade seus problemas e dificuldades, usando-a como uma válvula de escape. Por exemplo, uma mulher que tenha tido um dia estressante no trabalho ou em alguma outra situação vai para casa e pinta uma tela ou desenha uma paisagem para relaxar e sentir-se melhor. Qualquer atividade de cunho artístico é útil na satisfação do desejo de ‪harmonia e de ‎estabilidade, além de elevar a ‪‎autoestima do indivíduo.

No ‪‎marketing praticamente todas as pessoas possuem uma forma de expressão por meio da criatividade, sendo esta exposta por meio de atividades como ‪‎pintura, ‪artes plásticas, ‪escultura, ‎decoração e outras mais. Os produtos do Criador tendem a prestar alguma ‪assistência às pessoas em tais afazeres. A associação com este arquétipo fornece, ainda, uma evocação de ‪status a seus produtos. Muitos produtos caros, como ‪móveis, esculturas e ‪‎tapetes, são negociados recorrendo-se ao arquétipo do Criador.

Exemplos de marcas do criador: Crayola, Disney, Ikea


Filmes do criador: Muppets, Vila Sésamo, Toy Story

O Prestativo
Lema: "‪Ama o teu ‪‎próximo como a ti mesmo"
Maior desejo: ‪‎proteger os outros do mal
Maior medo: ‪egoísmo, ‪ingratidão
Estratégia: fazer coisas pelos ‪‎outros
Dons: ‪‎compaixão, ‪‎generosidade

O Prestativo é um ‪‎altruísta, movido pela compaixão, pela generosidade e pelo desejo de ajudar os outros. Ele teme a ‪‎instabilidade e a ‪‎dificuldade, não tanto por si mesmo, mas pelo impacto sobre as pessoas menos afortunadas ou menos resistentes aos choques. No ‪marketing: o ‪‎arquétipo do Prestativo é percebido em praticamente quaisquer atividades relacionadas à ‪‎prestação de serviços, tanto para indivíduos quanto para organizações, corporações e firmas, como por exemplo, ‪conserto de vestidos e outros trajes, ‪limpeza de moradias, avenidas, oficinas etc.; ‪‎restauração de objetos avariados ou quebrados; ‪‎cuidados para com a saúde e o bem estar de pessoas enfermas ou idosas; serviços de ‪condutor de automóveis, entre outros.

Para o Prestativo, considera-se eficaz o marketing que leva em consideração as ‪inquietações do consumidor direcionadas aos outros. O ‪‎cliente, neste caso, deve ser exposto como tendo preocupações com os demais, e o produto deve auxiliá-lo no sentido de demonstrar maior empenho e fornecer grande facilidade de ação.

Exemplos de marcas do prestativo: Evernote, Buscapé, Amazon

Filmes do prestativo: Três solteirões e um bebê, A felicidade não se compra, Uma babá quase perfeita.

O Governante
Lema: "O ‪‎poder não é tudo, é só o que importa"
Maior desejo: ter ‪‎controle
Maior medo: o ‪‎caos, a ‪‎revolução
Estratégia: exercer a ‪liderança
Dons: ‪responsabilidade, ‪organização

O Governante está no comando e no controle sempre. É típico dele ser mostrado como indivíduo extremamente responsável, que joga com muitas responsabilidades importantes.

Esse ‪‎arquétipo quer liderança e poder! Ele pode ser resumido em termos de responsabilidade, ‪competência e ‪soberania e, sendo um tanto mais ‪ambicioso, este seria um arquétipo preocupado com o ‪bem estar da sociedade e do planeta.

No ‪marketing os produtos e serviços relacionados ao arquétipo do Governante resguardam e encorajam a ‪administração desses encargos de modo adequado, reafirmando o poder, o ‪prestígio e o ‪status do cliente ou do consumidor. ‪Cartões de crédito, ‪instituições financeiras, ‪computadores e produtos destinados ao público-alvo classe “‪A” são alguns exemplos.

Exemplos de marcas do governante: Microsoft, Cadillac, Porto Seguro

Filmes do governante: A rede social, Wall Street, A Dama de Ferro

O BOBO DA CORTE, O CARA COMUM E O AMANTE

O Bobo da Corte
Lema: "Se eu não puder dançar, não quero fazer parte da sua ‪revolução"
Maior desejo: ‪viver a alegria do momento
Maior medo: se tornar ‪maçante
Estratégia: ‪brincar e ser ‪‎agradável
Dons: ‪alegria, ‪disposição

Trata-se de um ‪arquétipo muito verdadeiro, que não está preocupado em se esconder no grupo. Ele quer sim ser ‪aceito, no entanto ele precisa que o grupo o aceite como ele é, com seu jeito ‎espontâneo e ‪‎brincalhão. Esta é sua maneira de encarar a vida.

O bobo da corte nos ajuda a tornar situações ‪‎chatas menos ‪pesadas e ‪densas, não levando a vida tão a ‪sério e trazendo um pouco de ‪descontração. Seu espírito alegre e descompromissado permite que a ‪inovação e a ‪‎informalidade descompliquem as tarefas diárias, muitas vezes ‪‎tediosas.

Exemplo de marca do bobo da corte: Mc Donalds


Filmes do bobo da corte: Patch Adams, Crazy People

O Cara Comum
Lema: "Todos os ‪‎homens e ‎mulheres são criados ‪igualmente"
Maior desejo: estabelecer ‪conexão com os outros
Maior medo: não ser ‪aceito, ser ‪rejeitado por suas ideias
Estratégia: nivelar-se utilizando ‪virtudes comuns
Dons: ‪empatia, ‪baixa vaidade

O cara comum é o mais ‎democrático dos ‪‎arquétipos, e está presente em diversos segmentos da sociedade. Frequentemente associado aos sentimentos ‪‎amenos e ‪tranquilos, estas pessoas não expõem suas convicções e assim preservam sua identidade na multidão. Elas não querem se ‪‎destacar, e sim se ‪enquadrar num esquema comunitário em que se sintam parte integrante de maneira efetiva. Correm sempre o risco de ‪‎manipulação ao seguirem o grupo, muitas vezes ‪‎anulando suas ‪‎vontades e ‪desejos.

Exemplo de marca do cara comum: Cerveja Brahma (o “sou brahmeiro" define características comuns ao grupo)

Filmes do cara comum: um exemplo clássico é aquele típico filme da sessão da Tarde, onde um adolescente luta para fazer parte da fraternidade X e poder se enquadrar nas características comuns, mesmo que para isso seja obrigado a ignorar suas convicções.

O Amante
Lema: "Só tenho ‪olhos para você"
Maior desejo: conectar-se aos outros através da ‪‎sensualidade
Maior medo: ‪‎rejeição, ser ‪indesejado
Estratégia: tornar-se ‪atraente, física e emocionalmente
Dons: ‪‎paixão, ‪‎comprometimento

Nos tempos atuais este ‪‎arquétipo está fortemente associado a diversas ‪‎marcas, principalmente no universo da ‪‎moda e da ‪‎beleza estética. Caracteriza-se pelo ‪culto ao ‪belo e pela valorização do ‪‎romance e do ‪sexo, através da invocação de tudo o que manifeste a atração física e a admiração corporal. O amante evoca também a ‪‎elegância, o ‪lúdico e o ‪‎erótico além de diversos ‪‎prazeres efêmeros.

Exemplos de marcas do amante: Playboy, Coco Chanel

Filmes do amante: Don Juan, a um passo da eternidade

O HERÓI, O FORA DA LEI E O MAGO

O Herói
Lema: "Onde há ‪vontade, há um ‪caminho"
Maior desejo: provar seu ‪‎valor por meio de ‪‎ações corajosas e difíceis
Maior medo: ser ‪‎fraco ou ‪‎vulnerável
Estratégia: ser o mais ‪competente e ‪corajoso possível
Dons: ‪competência e ‪coragem

Um perfil de consumidor que é ‪dinâmico, ‪‎veloz e ‪‎ágil. As marcas que pretendem explorar este ‪‎arquétipo precisam oferecer produtos que estejam ligados às aptidões e competências, ou que ofereçam ‪‎desafios ligados ao ‪perigo e à ‪velocidade.

O herói é ‪‎disciplinado e tem orgulho disso, foca seus esforços em ser sempre o melhor e o que mais se destaca por suas escolhas difíceis. Assim realiza sua necessidade primária, protegendo os demais e fazendo tudo o que precisa ser feito. O problema deste arquétipo é a sua tendência a, quando fora de controle, passar a ser ‪arrogante e ‪‎imprudente expondo os outros ao perigo ou os levando à ruína. O herói pode passar facilmente a ‪‎vilão quando subjuga seu oponente ou quando tem a índole de ‪dominar pura e simplesmente, sem medir consequências.

Exemplos de grandes marcas do Herói: ‪‎Nike (Just do it – quebre as regras, seja o melhor) ‪‎FedEx (confie em mim, eu garanto)

Filmes do Herói: ‪Guerra nas Estrelas, ‪Rambo.

O Fora da lei
Lema: "As regras são feitas para ser ‪quebradas"
Maior desejo: ‪revolução ou ‪vingança
Maior medo: ser ‪‎comum ou não ter ‪poder
Estratégia: ‪‎quebrar, ‪destruir e ‪chocar
Dons: ‪liberdade, habilidade em articular pessoas

‪Fiel a seus próprios ‪valores, e não aos valores vigentes, o fora da lei é um ser ‪carente por natureza, ele precisa chamar atenção para si, mesmo que para isso seja preciso cometer ‪crimes, chocar e humilhar. Seu comportamento é ‪sarcástico e ‪‎cínico, para tentar desequilibrar a situação e ter o poder a seu favor.

O fora da lei é geralmente um ‪desajustado, e sempre é ‪desprezado pelas pessoas que possuem ‪regras ou ‎juízo. Ele não quer ser ‪adorado, e sim ‪temido. Seu habitat é ‪‎escuro e fica nos lugares distantes da civilização. Frequentemente está associado ao uso de ‪‎drogas ou às ‪‎gangues violentas.

Para compreender seu apelo é necessário ter em mente que durante as fases de grande mudança em nossas vidas (Adolescência e Meia-idade) nossa ‪psiqué está muito ligada à ‪‎morte, que neste caso tem o sentido de ‪renovação. Por isso é comum estas faixas de público possuírem uma associação ‪‎positiva com o ‪arquétipo do fora-da-lei, através de seus símbolos de mudança.

Exemplos de marcas do Fora-da-lei: Harley-Davidson, Apple, MTV

Filmes do Fora-da-Lei: O poderoso chefão, Bonnie & Clyde, Easy Rider

O Mago
Lema: "Tudo pode ‪‎acontecer"
Maior desejo: ‪conhecer e ‪‎dominar as leis que regem o universo e as coisas
Maior medo: consequências ‪negativas e ‪‎inesperadas
Estratégia: desenvolver uma ‪visão
Dons: saber encontrar ‪‎resultados

Utilizando-se de conhecimentos que não podem ser explicados com números, ou por meio de fórmulas, o ‪‎arquétipo do Mago personifica a ‪‎sabedoria mágica, que se vale da ‪‎ciência, da ‪‎religião e da ‪tecnologia para entender como se dão os mecanismos que gerem pessoas e coisas no universo.

A figura do mago pode ser associada a produtos que ‪‎curam algo, ou que são ‪relaxantes, ou até mesmo os que são altamente tecnológicos pela sua capacidade de catalisar mudanças.

O lado ‪‎sombrio deste arquétipo é a capacidade de ‪manipular as pessoas através de armadilhas mentais e subliminares, promovendo e incutindo ideias ‪separatistas e ‪‎fascistas.

Exemplos de marcas do Mago: Mastercard, Igreja Universal

Filmes do Mago: Harry Potter, O senhor dos Anéis, O Mágico de Oz

PRINCIPAIS ARQUÉTIPOS‬

Existem muitos arquétipos, mas aqui falaremos de apenas 12, que foram definidos por Margaret Mark e ‪Carol Pearson no livro “O Herói e o Fora-da-Lei”. Os 12 arquétipos podem ser divididos em quatro grupos, de acordo com os quatro principais ‪impulsos humanos. São eles:

Mestria/Risco: Quando queremos fazer algo ‪notável e ser ‪‎lembrado para sempre e quando ‪lutamos pelos nossos sonhos. Mesmo que para isso seja preciso ‪quebrar regras e ‪superardesafios (arquétipos do ‎Herói, ‪ForadaLei e ‪‎Mago).

Independência/Auto-realização: Quando há um desejo de ficar ‪só, ‪‎refletir, ‪‎decidir e ‪‎conhecer o verdadeiro Eu (arquétipos do ‪Inocente, ‪Explorador e ‎Sábio).

Pertença/Grupo: ‪‎Ajuda quando a pessoa sente profunda necessidade de pertencer a um ‪grupo (arquétipos do ‎Boboda Corte, ‪‎Cara Comum e ‪Amante).

Estabilidade/Controle: Quando queremos ter certo ‪controle das coisas, um ‪‎poder nas mãos (arquétipos do ‪‎Criador, ‪‎Prestativo e ‪Governante).