O Bobo da Corte |
Lema: "Se eu não puder dançar, não quero fazer parte da
sua revolução"
Maior desejo: viver a alegria do momento
Maior medo: se tornar maçante
Estratégia: brincar e ser agradável
Dons: alegria, disposição
Trata-se de um arquétipo muito verdadeiro, que não está
preocupado em se esconder no grupo. Ele quer sim ser aceito, no entanto ele precisa que o grupo o aceite como ele é, com seu
jeito espontâneo e brincalhão. Esta é sua
maneira de encarar a vida.
O bobo da corte nos ajuda a tornar situações chatas menos pesadas e densas, não levando a vida tão a sério e trazendo um pouco de descontração. Seu espírito
alegre e descompromissado permite que a inovação e a informalidade descompliquem as tarefas diárias, muitas vezes tediosas.
Exemplo de marca do bobo da corte: Mc Donalds
Filmes do bobo da corte: Patch Adams, Crazy People
O Cara Comum |
Lema: "Todos os homens e mulheres são criados igualmente"
Maior desejo: estabelecer conexão com os outros
Maior medo: não ser aceito, ser rejeitado por suas ideias
Estratégia: nivelar-se utilizando virtudes comuns
Dons: empatia, baixa vaidade
O cara comum é o mais democrático dos arquétipos, e está presente
em diversos segmentos da sociedade. Frequentemente associado aos sentimentos amenos e tranquilos, estas pessoas não expõem suas convicções e assim preservam sua
identidade na multidão. Elas não querem se destacar, e sim se enquadrar num esquema comunitário em que se sintam
parte integrante de maneira efetiva. Correm sempre o risco de manipulação ao seguirem o grupo, muitas vezes anulando suas vontades e desejos.
Exemplo de marca do cara comum: Cerveja Brahma (o “sou
brahmeiro" define características comuns ao grupo)
Filmes do cara comum: um exemplo clássico é aquele típico
filme da sessão da Tarde, onde um adolescente luta para fazer parte da
fraternidade X e poder se enquadrar nas características comuns, mesmo que para
isso seja obrigado a ignorar suas convicções.
O Amante |
Lema: "Só tenho olhos para você"
Maior desejo: conectar-se aos outros através da sensualidade
Maior medo: rejeição, ser indesejado
Estratégia: tornar-se atraente, física e emocionalmente
Dons: paixão, comprometimento
Nos tempos atuais este arquétipo está fortemente
associado a diversas marcas, principalmente no universo da moda e da beleza estética. Caracteriza-se
pelo culto ao belo e pela valorização do romance e do sexo, através da invocação de tudo o
que manifeste a atração física e a admiração corporal. O amante evoca também a elegância, o lúdico e o erótico além de diversos prazeres efêmeros.
Exemplos de marcas do amante: Playboy, Coco Chanel
Filmes do amante: Don Juan, a um passo da eternidade
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