segunda-feira, 10 de novembro de 2014

O BOBO DA CORTE, O CARA COMUM E O AMANTE

O Bobo da Corte
Lema: "Se eu não puder dançar, não quero fazer parte da sua ‪revolução"
Maior desejo: ‪viver a alegria do momento
Maior medo: se tornar ‪maçante
Estratégia: ‪brincar e ser ‪‎agradável
Dons: ‪alegria, ‪disposição

Trata-se de um ‪arquétipo muito verdadeiro, que não está preocupado em se esconder no grupo. Ele quer sim ser ‪aceito, no entanto ele precisa que o grupo o aceite como ele é, com seu jeito ‎espontâneo e ‪‎brincalhão. Esta é sua maneira de encarar a vida.

O bobo da corte nos ajuda a tornar situações ‪‎chatas menos ‪pesadas e ‪densas, não levando a vida tão a ‪sério e trazendo um pouco de ‪descontração. Seu espírito alegre e descompromissado permite que a ‪inovação e a ‪‎informalidade descompliquem as tarefas diárias, muitas vezes ‪‎tediosas.

Exemplo de marca do bobo da corte: Mc Donalds


Filmes do bobo da corte: Patch Adams, Crazy People

O Cara Comum
Lema: "Todos os ‪‎homens e ‎mulheres são criados ‪igualmente"
Maior desejo: estabelecer ‪conexão com os outros
Maior medo: não ser ‪aceito, ser ‪rejeitado por suas ideias
Estratégia: nivelar-se utilizando ‪virtudes comuns
Dons: ‪empatia, ‪baixa vaidade

O cara comum é o mais ‎democrático dos ‪‎arquétipos, e está presente em diversos segmentos da sociedade. Frequentemente associado aos sentimentos ‪‎amenos e ‪tranquilos, estas pessoas não expõem suas convicções e assim preservam sua identidade na multidão. Elas não querem se ‪‎destacar, e sim se ‪enquadrar num esquema comunitário em que se sintam parte integrante de maneira efetiva. Correm sempre o risco de ‪‎manipulação ao seguirem o grupo, muitas vezes ‪‎anulando suas ‪‎vontades e ‪desejos.

Exemplo de marca do cara comum: Cerveja Brahma (o “sou brahmeiro" define características comuns ao grupo)

Filmes do cara comum: um exemplo clássico é aquele típico filme da sessão da Tarde, onde um adolescente luta para fazer parte da fraternidade X e poder se enquadrar nas características comuns, mesmo que para isso seja obrigado a ignorar suas convicções.

O Amante
Lema: "Só tenho ‪olhos para você"
Maior desejo: conectar-se aos outros através da ‪‎sensualidade
Maior medo: ‪‎rejeição, ser ‪indesejado
Estratégia: tornar-se ‪atraente, física e emocionalmente
Dons: ‪‎paixão, ‪‎comprometimento

Nos tempos atuais este ‪‎arquétipo está fortemente associado a diversas ‪‎marcas, principalmente no universo da ‪‎moda e da ‪‎beleza estética. Caracteriza-se pelo ‪culto ao ‪belo e pela valorização do ‪‎romance e do ‪sexo, através da invocação de tudo o que manifeste a atração física e a admiração corporal. O amante evoca também a ‪‎elegância, o ‪lúdico e o ‪‎erótico além de diversos ‪‎prazeres efêmeros.

Exemplos de marcas do amante: Playboy, Coco Chanel

Filmes do amante: Don Juan, a um passo da eternidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário