O Criador |
Lema: "Se pode ser imaginado, poderá ser criado"
Maior desejo: criar algo de valor duradouro
Maior medo: ter ideias medíocres ou ser medíocre na execução
Estratégia: desenvolver controle e aptidão na área artística
Dons: criatividade e imaginação
Quando o arquétipo do Criador está
ativo nos indivíduos, estes se sentem compelidos a criar ou inovar – caso contrário, sufocam.
Nos dias de hoje, em muitas ocasiões, as situações
cotidianas fogem do controle dos indivíduos, que canalizam na criatividade seus
problemas e dificuldades, usando-a como uma válvula de escape. Por exemplo, uma
mulher que tenha tido um dia estressante no trabalho ou em alguma outra
situação vai para casa e pinta uma tela ou desenha uma paisagem para relaxar e
sentir-se melhor. Qualquer atividade de cunho artístico é útil na satisfação do
desejo de harmonia e de estabilidade, além de elevar a autoestima do indivíduo.
No marketing praticamente todas
as pessoas possuem uma forma de expressão por meio da criatividade, sendo esta
exposta por meio de atividades como pintura, artes plásticas, escultura, decoração e outras
mais. Os produtos do Criador tendem a prestar alguma assistência às pessoas em tais afazeres. A associação com este arquétipo fornece,
ainda, uma evocação de status a seus produtos. Muitos produtos caros,
como móveis, esculturas e tapetes, são negociados recorrendo-se ao arquétipo do Criador.
Exemplos de marcas do criador: Crayola, Disney, Ikea
Filmes do criador: Muppets, Vila Sésamo, Toy Story
O Prestativo |
Lema: "Ama o teu próximo como a ti mesmo"
Maior desejo: proteger os outros do mal
Maior medo: egoísmo, ingratidão
Estratégia: fazer coisas pelos outros
Dons: compaixão, generosidade
O Prestativo é um altruísta, movido pela
compaixão, pela generosidade e pelo desejo de ajudar os outros. Ele teme a instabilidade e a dificuldade, não tanto
por si mesmo, mas pelo impacto sobre as pessoas menos afortunadas ou menos
resistentes aos choques. No marketing: o arquétipo do Prestativo é
percebido em praticamente quaisquer atividades relacionadas à prestação de
serviços, tanto para indivíduos quanto
para organizações, corporações e firmas, como por exemplo, conserto de vestidos e outros trajes, limpeza de moradias, avenidas, oficinas etc.; restauração de objetos avariados ou quebrados; cuidados para com a saúde e o bem estar de pessoas enfermas ou idosas;
serviços de condutor de automóveis, entre outros.
Exemplos de marcas do prestativo: Evernote, Buscapé, Amazon
Filmes do prestativo: Três solteirões e um bebê, A
felicidade não se compra, Uma babá quase perfeita.
O Governante |
Lema: "O poder não é tudo, é só o que importa"
Maior desejo: ter controle
Maior medo: o caos, a revolução
Estratégia: exercer a liderança
Dons: responsabilidade, organização
O Governante está no comando e no controle sempre. É típico
dele ser mostrado como indivíduo extremamente responsável, que joga com muitas
responsabilidades importantes.
Esse arquétipo quer liderança e
poder! Ele pode ser resumido em termos de responsabilidade, competência e soberania e, sendo um tanto mais ambicioso, este seria um arquétipo preocupado com o bem estar da sociedade e do planeta.
No marketing os produtos e serviços relacionados ao
arquétipo do Governante resguardam e encorajam a administração desses encargos de modo adequado, reafirmando o poder, o prestígio e o status do cliente ou do consumidor. Cartões de crédito, instituições financeiras, computadores e produtos destinados ao público-alvo classe “A” são alguns exemplos.
Exemplos de marcas do governante: Microsoft, Cadillac, Porto
Seguro
Filmes do governante: A rede social, Wall Street, A Dama de
Ferro
Nenhum comentário:
Postar um comentário