segunda-feira, 10 de novembro de 2014

O CRIADOR, O PRESTATIVO E O GOVERNANTE

O Criador 
Lema: "Se pode ser ‪‎imaginado, poderá ser ‪criado"
Maior desejo: ‪‎criar algo de valor duradouro
Maior medo: ter ‪‎ideias medíocres ou ser ‪medíocre na execução
Estratégia: desenvolver ‪controle e ‪‎aptidão na área artística
Dons: ‎criatividade e ‪imaginação

Quando o ‪‎arquétipo do Criador está ativo nos indivíduos, estes se sentem compelidos a criar ou ‪inovar – caso contrário, sufocam.

Nos dias de hoje, em muitas ocasiões, as situações cotidianas fogem do controle dos indivíduos, que canalizam na criatividade seus problemas e dificuldades, usando-a como uma válvula de escape. Por exemplo, uma mulher que tenha tido um dia estressante no trabalho ou em alguma outra situação vai para casa e pinta uma tela ou desenha uma paisagem para relaxar e sentir-se melhor. Qualquer atividade de cunho artístico é útil na satisfação do desejo de ‪harmonia e de ‎estabilidade, além de elevar a ‪‎autoestima do indivíduo.

No ‪‎marketing praticamente todas as pessoas possuem uma forma de expressão por meio da criatividade, sendo esta exposta por meio de atividades como ‪‎pintura, ‪artes plásticas, ‪escultura, ‎decoração e outras mais. Os produtos do Criador tendem a prestar alguma ‪assistência às pessoas em tais afazeres. A associação com este arquétipo fornece, ainda, uma evocação de ‪status a seus produtos. Muitos produtos caros, como ‪móveis, esculturas e ‪‎tapetes, são negociados recorrendo-se ao arquétipo do Criador.

Exemplos de marcas do criador: Crayola, Disney, Ikea


Filmes do criador: Muppets, Vila Sésamo, Toy Story

O Prestativo
Lema: "‪Ama o teu ‪‎próximo como a ti mesmo"
Maior desejo: ‪‎proteger os outros do mal
Maior medo: ‪egoísmo, ‪ingratidão
Estratégia: fazer coisas pelos ‪‎outros
Dons: ‪‎compaixão, ‪‎generosidade

O Prestativo é um ‪‎altruísta, movido pela compaixão, pela generosidade e pelo desejo de ajudar os outros. Ele teme a ‪‎instabilidade e a ‪‎dificuldade, não tanto por si mesmo, mas pelo impacto sobre as pessoas menos afortunadas ou menos resistentes aos choques. No ‪marketing: o ‪‎arquétipo do Prestativo é percebido em praticamente quaisquer atividades relacionadas à ‪‎prestação de serviços, tanto para indivíduos quanto para organizações, corporações e firmas, como por exemplo, ‪conserto de vestidos e outros trajes, ‪limpeza de moradias, avenidas, oficinas etc.; ‪‎restauração de objetos avariados ou quebrados; ‪‎cuidados para com a saúde e o bem estar de pessoas enfermas ou idosas; serviços de ‪condutor de automóveis, entre outros.

Para o Prestativo, considera-se eficaz o marketing que leva em consideração as ‪inquietações do consumidor direcionadas aos outros. O ‪‎cliente, neste caso, deve ser exposto como tendo preocupações com os demais, e o produto deve auxiliá-lo no sentido de demonstrar maior empenho e fornecer grande facilidade de ação.

Exemplos de marcas do prestativo: Evernote, Buscapé, Amazon

Filmes do prestativo: Três solteirões e um bebê, A felicidade não se compra, Uma babá quase perfeita.

O Governante
Lema: "O ‪‎poder não é tudo, é só o que importa"
Maior desejo: ter ‪‎controle
Maior medo: o ‪‎caos, a ‪‎revolução
Estratégia: exercer a ‪liderança
Dons: ‪responsabilidade, ‪organização

O Governante está no comando e no controle sempre. É típico dele ser mostrado como indivíduo extremamente responsável, que joga com muitas responsabilidades importantes.

Esse ‪‎arquétipo quer liderança e poder! Ele pode ser resumido em termos de responsabilidade, ‪competência e ‪soberania e, sendo um tanto mais ‪ambicioso, este seria um arquétipo preocupado com o ‪bem estar da sociedade e do planeta.

No ‪marketing os produtos e serviços relacionados ao arquétipo do Governante resguardam e encorajam a ‪administração desses encargos de modo adequado, reafirmando o poder, o ‪prestígio e o ‪status do cliente ou do consumidor. ‪Cartões de crédito, ‪instituições financeiras, ‪computadores e produtos destinados ao público-alvo classe “‪A” são alguns exemplos.

Exemplos de marcas do governante: Microsoft, Cadillac, Porto Seguro

Filmes do governante: A rede social, Wall Street, A Dama de Ferro

Nenhum comentário:

Postar um comentário