O Herói |
Lema: "Onde há vontade, há um caminho"
Maior desejo: provar seu valor por meio de ações corajosas e difíceis
Maior medo: ser fraco ou vulnerável
Estratégia: ser o mais competente e corajoso possível
Dons: competência e coragem
Um perfil de consumidor que é dinâmico, veloz e ágil. As marcas que pretendem explorar este arquétipo precisam oferecer produtos que estejam ligados às aptidões e
competências, ou que ofereçam desafios ligados ao perigo e à velocidade.
O herói é disciplinado e tem orgulho
disso, foca seus esforços em ser sempre o melhor e o que mais se destaca por
suas escolhas difíceis. Assim realiza sua necessidade primária,
protegendo os demais e fazendo tudo o que precisa ser feito. O problema deste
arquétipo é a sua tendência a, quando fora de controle, passar a ser arrogante e imprudente expondo os outros
ao perigo ou os levando à ruína. O herói pode passar facilmente a vilão quando subjuga seu oponente ou quando tem a índole de dominar pura e simplesmente, sem medir consequências.
Exemplos de grandes marcas do Herói: Nike (Just do it – quebre as regras, seja o melhor) FedEx (confie em mim, eu garanto)
Filmes do Herói: Guerra nas Estrelas, Rambo.
O Fora da lei |
Lema: "As regras são feitas para ser quebradas"
Maior desejo: revolução ou vingança
Maior medo: ser comum ou não ter poder
Estratégia: quebrar, destruir e chocar
Dons: liberdade, habilidade em articular pessoas
Fiel
a seus próprios valores, e não aos valores vigentes, o fora da
lei é um ser carente por natureza, ele precisa chamar atenção
para si, mesmo que para isso seja preciso cometer crimes, chocar e humilhar. Seu comportamento é sarcástico e cínico, para tentar desequilibrar a situação e
ter o poder a seu favor.
O fora da lei é geralmente um desajustado, e sempre é desprezado pelas pessoas que possuem regras ou juízo. Ele não
quer ser adorado, e sim temido. Seu habitat é escuro e fica nos lugares distantes da
civilização. Frequentemente está associado ao uso de drogas ou às gangues violentas.
Para compreender seu apelo é necessário ter em mente que
durante as fases de grande mudança em nossas vidas (Adolescência e Meia-idade)
nossa psiqué está muito ligada à morte, que neste caso tem o sentido de renovação. Por isso é comum estas faixas de público possuírem uma associação positiva com o arquétipo do fora-da-lei, através de seus símbolos
de mudança.
Exemplos de marcas do Fora-da-lei: Harley-Davidson, Apple,
MTV
Filmes do Fora-da-Lei: O poderoso chefão, Bonnie &
Clyde, Easy Rider
O Mago |
Lema: "Tudo pode acontecer"
Maior desejo: conhecer e dominar as leis que regem o universo e as coisas
Maior medo: consequências negativas e inesperadas
Estratégia: desenvolver uma visão
Dons: saber encontrar resultados
Utilizando-se de conhecimentos que não podem ser explicados
com números, ou por meio de fórmulas, o arquétipo do Mago
personifica a sabedoria mágica, que se vale da ciência, da religião e da tecnologia para entender como se dão os mecanismos que gerem pessoas e coisas no
universo.
A figura do mago pode ser associada a produtos que curam algo, ou que são relaxantes, ou até mesmo os
que são altamente tecnológicos pela sua capacidade de catalisar mudanças.
O lado sombrio deste arquétipo é a capacidade de manipular as pessoas através de armadilhas mentais e subliminares, promovendo e
incutindo ideias separatistas e fascistas.
Exemplos de marcas do Mago: Mastercard, Igreja Universal
Filmes do Mago: Harry Potter, O senhor dos Anéis, O Mágico
de Oz
Nenhum comentário:
Postar um comentário