segunda-feira, 10 de novembro de 2014

O HERÓI, O FORA DA LEI E O MAGO

O Herói
Lema: "Onde há ‪vontade, há um ‪caminho"
Maior desejo: provar seu ‪‎valor por meio de ‪‎ações corajosas e difíceis
Maior medo: ser ‪‎fraco ou ‪‎vulnerável
Estratégia: ser o mais ‪competente e ‪corajoso possível
Dons: ‪competência e ‪coragem

Um perfil de consumidor que é ‪dinâmico, ‪‎veloz e ‪‎ágil. As marcas que pretendem explorar este ‪‎arquétipo precisam oferecer produtos que estejam ligados às aptidões e competências, ou que ofereçam ‪‎desafios ligados ao ‪perigo e à ‪velocidade.

O herói é ‪‎disciplinado e tem orgulho disso, foca seus esforços em ser sempre o melhor e o que mais se destaca por suas escolhas difíceis. Assim realiza sua necessidade primária, protegendo os demais e fazendo tudo o que precisa ser feito. O problema deste arquétipo é a sua tendência a, quando fora de controle, passar a ser ‪arrogante e ‪‎imprudente expondo os outros ao perigo ou os levando à ruína. O herói pode passar facilmente a ‪‎vilão quando subjuga seu oponente ou quando tem a índole de ‪dominar pura e simplesmente, sem medir consequências.

Exemplos de grandes marcas do Herói: ‪‎Nike (Just do it – quebre as regras, seja o melhor) ‪‎FedEx (confie em mim, eu garanto)

Filmes do Herói: ‪Guerra nas Estrelas, ‪Rambo.

O Fora da lei
Lema: "As regras são feitas para ser ‪quebradas"
Maior desejo: ‪revolução ou ‪vingança
Maior medo: ser ‪‎comum ou não ter ‪poder
Estratégia: ‪‎quebrar, ‪destruir e ‪chocar
Dons: ‪liberdade, habilidade em articular pessoas

‪Fiel a seus próprios ‪valores, e não aos valores vigentes, o fora da lei é um ser ‪carente por natureza, ele precisa chamar atenção para si, mesmo que para isso seja preciso cometer ‪crimes, chocar e humilhar. Seu comportamento é ‪sarcástico e ‪‎cínico, para tentar desequilibrar a situação e ter o poder a seu favor.

O fora da lei é geralmente um ‪desajustado, e sempre é ‪desprezado pelas pessoas que possuem ‪regras ou ‎juízo. Ele não quer ser ‪adorado, e sim ‪temido. Seu habitat é ‪‎escuro e fica nos lugares distantes da civilização. Frequentemente está associado ao uso de ‪‎drogas ou às ‪‎gangues violentas.

Para compreender seu apelo é necessário ter em mente que durante as fases de grande mudança em nossas vidas (Adolescência e Meia-idade) nossa ‪psiqué está muito ligada à ‪‎morte, que neste caso tem o sentido de ‪renovação. Por isso é comum estas faixas de público possuírem uma associação ‪‎positiva com o ‪arquétipo do fora-da-lei, através de seus símbolos de mudança.

Exemplos de marcas do Fora-da-lei: Harley-Davidson, Apple, MTV

Filmes do Fora-da-Lei: O poderoso chefão, Bonnie & Clyde, Easy Rider

O Mago
Lema: "Tudo pode ‪‎acontecer"
Maior desejo: ‪conhecer e ‪‎dominar as leis que regem o universo e as coisas
Maior medo: consequências ‪negativas e ‪‎inesperadas
Estratégia: desenvolver uma ‪visão
Dons: saber encontrar ‪‎resultados

Utilizando-se de conhecimentos que não podem ser explicados com números, ou por meio de fórmulas, o ‪‎arquétipo do Mago personifica a ‪‎sabedoria mágica, que se vale da ‪‎ciência, da ‪‎religião e da ‪tecnologia para entender como se dão os mecanismos que gerem pessoas e coisas no universo.

A figura do mago pode ser associada a produtos que ‪‎curam algo, ou que são ‪relaxantes, ou até mesmo os que são altamente tecnológicos pela sua capacidade de catalisar mudanças.

O lado ‪‎sombrio deste arquétipo é a capacidade de ‪manipular as pessoas através de armadilhas mentais e subliminares, promovendo e incutindo ideias ‪separatistas e ‪‎fascistas.

Exemplos de marcas do Mago: Mastercard, Igreja Universal

Filmes do Mago: Harry Potter, O senhor dos Anéis, O Mágico de Oz

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