quinta-feira, 6 de novembro de 2014

O CHOCOLATE E O DINHEIRO

Essa semana eu ouvi uma expressão bem curiosa, que comparava o dinheiro com o cacau, e me fez lembrar uma história antiga e muito interessante.
O cacau (Theobroma cacao) é originário da América Central, e nos tempos pré-colombianos era cultivado pelos maias. Cacau significa alimento dos deuses, e os maias levavam isso a sério, além de adorar o cacau, eles ofereciam-no aos deuses e somente os sacerdotes podiam comer. De tão importante às sementes do cacau viraram moeda de troca na cultura maia.
O sabor do cacau na forma de fruta é completamente diferente do que conhecemos hoje como chocolate, seu gosto é amargo e levemente apimentado. Na época de Colombo o cacau não era usado para produção do chocolate, ele era consumido na forma de bebida, as sementes eram torradas e moídas e preparadas como se fosse um café, inclusive Colombo adora misturar o cacau ao café.
Para quem já assistiu ao filme “A Fantástica Fabrica de Chocolate” pode ter uma ideia da importância econômica e cultural do chocolate. No enredo do filme o personagem principal possui uma fabrica de chocolate, não uma fabrica comum, mas praticamente um mundo todo feito de guloseimas, e é claro o chocolate. Ali são empregados criaturas chamadas de “umpa lumpas”, que num insite do filme fazem uma alusão aos maias.
Hoje em dia o cacau é usado majoritariamente para a produção de chocolate, mercado que movimenta 60 milhões de dólares por ano e os produtores de cacau ficam com apenas 3,3% da renda gerada. No Brasil a Bahia é o maior produtor de cacau, cerca de 95% da produção nacional. No mundo a Costa do Marfim é a campeã, cerca de 40% da produção mundial.
Contudo, o chocolate não é doce para todos, em alguns países da África como a Costa do Marfim e Gana aplicam a mão de obra escrava e infantil no cultivo do cacau e desde 2010 autoridades locais e organizações internacionais tem dedicado atenção ao tema.
O chocolate tem sabores diferentes para todos, qual sabor tem o chocolate pra você?

Nenhum comentário:

Postar um comentário