quinta-feira, 6 de novembro de 2014

PEQUENA BIOGRAFIA DE ERIK MAGNUS LEHNSHERR

Magneto
Erik Magnus Lehnsherr nasceu na Polônia por volta de (1930-35) durante a Segunda Guerra Mundial, sua família era de origem judaica, e como a maioria dos judeus da época foram perseguidos, torturados e mortos pelos nazistas, só sobrando ele. Depois disso ele foi levado para o complexo de campos de concentração em Auschwitz-Birkenau controlado pelo Terceiro Reich. Lá ele trabalhou como sonderkommando (que traduzido do alemão significa “detalhe”), dentre as atribuições dessa função estava a de enterrar os corpos dos prisioneiros mortos, limpeza das câmaras de gás e outros serviços aos quais os servidores alemães não gostariam de executar.
Durante seu tempo em Auschwitz ele conhece uma cigana (povo que também era perseguido pelos nazistas) chamada Magda, e os dois fogem para a Rússia em 1944, lá eles formam uma vida juntos e tem uma filha não mutante chamada Anya, porém, chantageados por um capataz que ameaçava contar seu segredo eles tinham que dar metade da renda familiar a ele. Quando Magnus resolve não ceder mais ele tem sua casa incendiada e sua filha morre queimada, Magnus enfurecido mata todos que estavam a sua volta, sua mulher ao ver isso, foge sem dizer a Magnus que estava grávida. Durante sua fuga ela chega a Montanha Wundagore onde dá a luz a gêmeos bivitelinos (Pietro e Wanda) e os entrega aos cuidados de Herbert Wyndham, um cientista que trabalhava num laboratório no sopé da montanha, que depois os entrega aos cuidados de Django Maximoff, outro cigano que os cria e lhes da seu sobrenome.
Durante esse tempo provavelmente Erik muda-se para Israel a fim de trabalhar em um centro de recuperação de pessoas afetadas pela Segunda Guerra, onde conhece o professor de genética Charles Xavier, os dois tornam-se amigos e resgatam uma amiga em comum, Gabrielle Haller que estava provavelmente sequestrada pelo Barão Strucker. Nesse meio tempo as visões do mundo mutante entre Erik e Xavier começam a se conflitar, e os dois infelizmente acabam por se separar.
É interessante incluir aqui, que os ideais mutantes de Erik, de serem a raça pura ou a raça dominante, são as mesmas visões que os nazistas tinham com relação aos seus alvos de perseguição, não podemos saber por que ele pensava isso ou como chegou a esse pensamento, talvez possa ser a revolta contra a morte de sua família, mas, como ele pode inferir um sofrimento que ele passou como judeu, a outras pessoas que não são mutantes? A partir daí ele torna-se um ativista da causa mutante ou até mesmo um terrorista promovendo a guerra e assume a identidade Magneto.
Seu amigo Xavier durante esse período acaba por recrutar os mutantes que posteriormente formariam o grupo conhecido como X-Men e funda o Instituto Xavier para Jovens Superdotados, esse grupo tem como primeira missão enfrentar o próprio Magneto que tentava roubar mísseis nucleares americanos, que também era a primeira ação pública do super vilão.
Magneto também liderou equipes, a primeira foi a Irmandade Mutante, que tinha como membros Groxo, Mestre Mental, Mercúrio e a Feiticeira Escarlate, fundada por Mística o objetivo da Irmandade era estabelecer a supremacia dos mutantes sobre o resto da humanidade. A segunda equipe foi a dos Acólitos que era um grupo de mutantes extremistas, discípulos de Magneto. Completamente obcecados, eles veem em Magneto um messias salvador, aplicando a filosofia da "Supremacia Mutante" até as últimas consequências. Inicialmente liderados pelo próprio Magneto. Os principais integrantes eram Rem-Ram, os Irmãos Kleinstock, Senayaka, Spoor, Projetora, Estática e Pólipo.
Magneto liderou os X-Men por duas vezes, a primeira foi a pedido do Prof. Xavier durante sua estada no Império de Shiar, os membros antigos da equipe não aceitaram ser liderados pelo ex-inimigo e formam uma equipe independente o X-Factor. Sua liderança encerra-se quando ele não defende um de seus novos membros o mutante conhecido como Cifra que morre devido a um tiro. Seu segundo período de liderança foi na Era Apocalipse depois da morte de Xavier, na tentativa de manter sua memória viva ele adota seus ideias de convivência pacífica entre homens e mutantes.
Depois disso volta aos seus ideais antigos, promovendo a Guerra Magnética, onde ajudou o androide Ferris a controlar toda energia eletromagnética da terra, e usou isso para chantagear a ONU a lhe proclamar soberano de Genosha. Surge nesse meio, um clone do Magneto chamado Joseph, criado por Astra, ele aparece sem memória no Brasil no meio da floresta Amazônica, com o passar do tempo encontra os X-Men e se une a equipe. Durante a Guerra Magnética ele se sacrificou para que o androide não tivesse o controle da energia magnética da terra. Contudo a ONU cede as ameaças de Magneto e dá o que ele queria, ele organiza um exército mutante para dominar a terra durante o evento conhecido como Amanhecer Violento, mas Wolverine consegue detê-lo e aparentemente o mata. Magneto aparece meses depois sem poderes devido ao Dia M (evento promovido pela Feiticeira Escarlate, onde abriu-se uma janela para a extinção mutante, nesse período há apenas 198 mutantes no mundo), ele alia-se novamente a Xavier.
Sua mulher nunca mais foi vista, seus filhos se regeneraram, Wanda já participou várias vezes dos Vingadores e Pietro participou de vários grupos inclusive no Quarteto Fantástico.
Magneto é um mutante em transição do nível 4 para 5 (Alfa para Omega) são os mais poderosos e mais temidos mutantes. Mutantes Alfa têm características mutantes extremamente poderosas sem falhas significativas. Menos de 10% dos mutantes são mutantes Alfa já que eles são muito raros. Todos os mutantes Omega também são mutantes Alfa, mas nem todos os mutantes Alfa são Omega. A classe Omega é a classe mais poderosa dos mutantes. Mutantes Omega podem controlar a matéria e a energia, têm potencial ilimitado e possivelmente até mesmo de serem imortais.
Seus poderes incluem, mas não se resumem a, controle e criação de campos eletromagnéticos, com isso ele pode disparar rajadas elétricas e magnéticas e pode controlar o ferro em todos os seus estados físicos. Ele também possui um capacete que o protege de invasões mentais e o permite voar.
No cinema Magneto é interpretado pelo brilhantíssimo ator britânico Sir Ian McKellen. Em X-Men O Filme, ele é o principal vilão, sequestrando Vampira para operar uma máquina que induz mutações (que transformaria os líderes da Terra em mutantes), no filme X-Men 2 após se libertar da prisão, Magneto se une aos X-Men para combater o Coronel William Stryker - para em certo ponto tentar matar os humanos normais usando a cópia do Cérebro construída por Stryker. Em X-Men: O Confronto Final, Magneto convoca um exército para atacar a ilha de Alcatraz, onde uma cura para mutações estava sendo criada. Durante a batalha de Alcatraz, Fera injeta a cura em Magneto, mas na cena final do filme mostra-se que ele aparentemente está recuperando os poderes.
Em 2011, foi lançado X-Men: Primeira Classe mostra as origens dos X-Men. No filme, Erik Lensherr, interpretado por Michael Fassbender, começa a caçar oficiais nazistas que trabalharam no campo de concentração em que esteve preso, principalmente Sebastian Shaw, o assassino de sua mãe. Lensherr conhece Charles Xavier e usou seus poderes ao lado dos X-Men para deter Shaw, mas no final se desentende com o amigo e cria a Irmandade de Mutantes.

No filme Wolverine Imortal, ele aparece nas cenas finais com Charles Xavier dizendo algo sobre novas armas dos humanos para caçar mutantes, possivelmente o Esquadrão Sentinela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário