quinta-feira, 6 de novembro de 2014

OPÇÃO SEXUAL?

‪Realmente um tema ‪‎difícil. Pois quando uma pessoas vira ‪‎heterossexual ou quem opta por se ‪‎homossexual em um horizonte de ‪preconceito?

É muito difícil montar esses conceitos. Sabemos que o ‪gênero é um conceito formulado nos anos 1970 com profunda influência do movimento ‪‎feminista. Foi criado para distinguir a dimensão ‪‎biológica da dimensão ‪‎social, baseando-se no raciocínio de que há ‪‎machos e ‪fêmeas na espécie humana, no entanto, a maneira de ser ‪‎homem e de ser ‪mulher é realizada pela ‪#‎cultura. Assim, gênero significa que homens e mulheres são produtos da ‪realidadesocial e não decorrência da ‎anatomia de seus corpos.

Depois disso vem a ‪‎orientação sexual e a ‪identidade de gênero que é uma experiência ‪interna e ‪individual do gênero de cada pessoa, que pode ou não corresponder ao sexo atribuído no nascimento, incluindo o senso pessoal do corpo (que pode envolver, por livre escolha, modificação da aparência ou função corporal por meios médicos, cirúrgicos e outros) e outras expressões de gênero, inclusive vestimenta, modo de falar e maneirismos.

Identidade de gênero é a ‪‎percepção que uma pessoa tem de si como sendo do gênero masculino, feminino ou de alguma combinação dos dois, independente de sexo biológico. Trata-se da convicção íntima de uma pessoa de ser do gênero masculino (homem) ou do gênero feminino (mulher).

É justamente na amarração desses conceitos que se tem os problemas, e como todo bolso mal costurado é fácil de perder as coisas a má costura desses conceitos abre precedente para os preconceitos, muitas vezes promovido pelos próprios homossexuais pela maneira que se expressão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário