Cultura: s.f. Conjunto dos conhecimentos adquiridos; a instrução, o saber.
Sabedoria: s.f. Conhecimento adquirido a partir da experiência sobre (algo ou alguém).
“Não confunda cultura com sabedoria. A cultura vem de fora para dentro, penetra pelos olhos e ouvidos e pode fixar-se ou não em nosso cérebro. A sabedoria, ao contrário, nasce de dentro de nós, e se exterioriza; surge no coração e só pode ser adquirida por meio da meditação. Até os analfabetos podem conquistar a sabedoria, se souberem meditar em seus corações sobre as grandes verdades.” Provérbio chinês.
A nossa primeira fonte de conhecimento na vida são nossos pais, que são os responsáveis por passar os primeiros valores morais para podermos formar nosso caráter, até mais ou menos os 7 anos o caráter da criança já está fixado, depois deles vem à escola, que nos dá um dos tipos de conhecimento: o conhecimento técnico. Na escola aprendemos a como falar, como escrever, como ler, como contar, nos socializamos e aprendemos o que é a vida em grupo.
A escola é responsável por ajudar-nos a identificar nossa cultura, pois lá temos representadas várias áreas do conhecimento técnico, por exemplo, se você gosta de ler, provavelmente vai gostar de português e vai criar a cultura de ler muitos livros, se você gosta de experimentar as coisas, provavelmente vai gostar de ciências e vai criar a cultura de questionar o porquê das coisas e arrumar um jeito de prova-las. E assim vai, identificamos nossa cultura, criamos hábitos, desenvolvemos nossa cultura e por fim a fixamos.
Muitas dessas culturas não nascem nas escolas, elas podem nascer em qualquer lugar que você frequente, por exemplo, se seus pais tem o hábito de beber, fumar e escutar funk, que também é um tipo de cultura por incrível que pareça, e se você não gosta da escola, provavelmente vai criar a mesma cultura.
Resumindo, a cultura é formada por pais + escola + meio ambiente, e vai influenciar nossa moral e ética.
Já sabedoria não tem uma fonte fixa, podemos aprender lições de sabedoria sim com os mais velhos, com a natureza, com as crianças, e muitas outras fontes, a sabedoria ao contrário da cultura não tem limites, até morrermos nossa experiência de vida vai nos proporcionando sabedoria, sabedoria não se aprende na escola e não pode ser confundida com educação.
A sabedoria seria, para resumir a história, pois sabedoria nos da um leque muito grande do que falar, ela seria um somatório de cultura, educação, conhecimento, vivência, que é externado nas mais diversas formas, verbal, visual, sentimental etc.
Do nosso âmago então fluem dois caminhos o da entrada da cultura e o da saída da sabedoria, como você utiliza sua sabedoria? E quais são suas fontes de cultura para gerar sabedoria?
Nenhum comentário:
Postar um comentário